quarta-feira, 18 de maio de 2011

encontro marcado




A morte é próxima. Nesses dois últimos meses a morte esteve próxima de mim duas vezes: no final de março ela chamou um Amigo, que por vias próprias deu um jeito de ir ao encontro dela, e hoje, ela marcou o inadiável encontro, através de uma porra de doença chamada câncer, com meu Tio.
Meu Amigo se tornou Amigo por outro Amigo. Nesses ditos encontros-abençoados que temos pela vida. Alguém que mesmo por pouco tempo, considerando a infinidade de dias e meses do calendário gregoriano, compartilhou adversidades, venceu obstáculos e torceu pela vitória de coisas simples, as quais demonstravam evitar as pequenas mortes do dia-a-dia. Almoçamos exatamente uma semana antes do encontro. O sentir a vida no decorrer do tempo foi simples, crua e constante.
Com meu Tio, que foi meu Tio mesmo distante estando perto, que esteve junto comigo em diversos reveillons, que torceu junto comigo nas eliminatórias da copa do mundo de 94, bem como nos jogos da copa, que esteve ao meu lado na minha confirmação juntamente com minha Tia, que me parabenizou em dois momentos muito especiais que ele sabe quais são. E que mesmo distante depois de estarmos distante, torceu por mim. A última vez que o vi foi no final do ano passado, e ele já estava lutando contra a doença maldita fazia poucos meses.
Enquanto jantava hoje, não consegui nem ficar observando as pessoas nas mesas todas encasacadas por causa do frio na capital paulista, o ritmo dos garçons para atender a demanda, a decoração do restaurante que não era simplória, nem como ouvir as cordas e bordões tocadas ao vivo no canto do restaurante. Só pensava na morte. E pensava na(s) minha(s) [pequena(s)] morte diante do estado de morte que entristeceu diversos corações nesses últimos dois meses. E confrontei a morte com a vida. E na verdade, o que importa é o que fizemos no nosso tempo diante da própria vida. A nossa história. A protagonização do infinito no presente perpétuo de tudo, porque o encontro com ela [a morte] virá, e isso é inegável e matemático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário